Colágeno em pó: conheça benefícios e saiba como consumir

Colágeno em pó: conheça benefícios e saiba como consumir

O colágeno, proteína natural produzida pelo organismo e responsável pela firmeza da pele, também atua em diversas outras áreas do organismo. Com uma alimentação saudável, é possível garantir a produção ideal da substância. Mas, às vezes, é necessário usar suplementos. Nesses casos, consumo de colágeno em pó é uma opção.

Os benefícios são variados: o colágeno previne contra o envelhecimento e hidrata a pele, dá sustentação aos órgãos e reforça tendões e ligamentos, por exemplo. A partir dos 30 anos de idade, principalmente, o corpo passa a produzi-lo em menor quantidade, e torna-se importante considerar os suplementos como um acréscimo na dieta.

O colágeno em pó é um tipo de colágeno hidrolisado, que também pode ser encontrado em forma de balas, barrinhas e cápsulas, por exemplo. Nos suplementos, essas proteínas passam pelo processo de hidrólise (quebra das moléculas de proteína pela água) para que sejam absorvidas facilmente pelo corpo.

Proteína produzida pelo organismo deixa a pele e unhas saudáveis, hidratadas e fortes. Foto: iStock, Getty Images

Leia também: Skin renov é bom

Quando consumir colágeno em pó
Se, depois dos 30 anos, mesmo com uma alimentação equilibrada, o corpo produz 1% menos de colágeno a cada ano, a partir dos 50, a produção da proteína cai cerca de 35% em relação ao que era antes. É aí que se faz ainda mais necessário o consumo do colágeno em pó, para garantir os benefícios ao corpo.

Leia também: comprar Colágeno em pó

Até os 30 anos, não é preciso consumir doses extras de colágeno, pois uma alimentação saudável estimula a produção ideal no organismo. No entanto, estar estressado constantemente, ficar muito tempo exposto ao sol e comer muitos doces, pode contribuir para que a diminuição da produção ocorra mais cedo.

Antes dos 30, os suplementos também pode ser úteis para ajudar na perda de peso, uma vez que ameniza e adia a fome por prolongar a sensação de saciedade no corpo.

Consumo ideal de colágeno em pó
O colágeno em pó pode ser diluído em leite, suco, iogurte, shakes e até mesmo em sopas. A dose recomendada é de dez a vinte gramas diárias, que equivalem de uma a duas colheres de sopa. Prefira as versões puras, que não contêm adição de corante e adoçante. Não há restrição, contraindicação ou limite de tempo para o consumo.

Além disso, não é necessária prescrição médica para adquirir a substância, pois ela é considerada como alimento pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pode ser encontrada em farmácias, lojas de produtos naturais e pela internet.

Apesar disso, se você pretende consumir o colágeno em pó diariamente,consulte um profissional que poderá avaliar a dose ideal para o seu corpo. Os primeiros efeitos da substância aparecem depois de dois a três meses de consumo diário.

E nunca esqueça de aliar o uso do suplemento a uma alimentação balanceada, pois ela torna a absorção do colágeno mais fácil. Por isso, inclua na dieta alimentos ricos em vitaminas A e C, ômega-3, lisina, enxofre e licopeno. Fontes de proteína, como carne, peixe, frutas cítricas e pimenta vermelha por exemplo, são indispensáveis.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *